quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Relatórios do Paulo

RELATÓRIO DA RELEITURA
A releitura foi nosso primeiro contato com uma equipe de produção audiovisual dentro do Instituto Criar, fomos separados por oficinas técnicas, nosso grupo ficou com uma cena do filme Central do Brasil. O aprendizado foi enorme, pois muitos sabiam muito e muitos sabiam pouco sobre audiovisual, e esse foi o ponto essencial para fluir nesta releitura e chegar num resultado final, porque não bastava apenas saber o que é certo e o que é errado, e sim o que funciona. Nosso grupo se separou em partes, para não ficarem todos fazendo as mesmas coisas ao mesmo tempo, e percebi uma coisa chata em nosso grupo “quem falava de mais, escutava de menos” e essas pessoas que falam demais, só aceitam suas próprias idéias, não conseguiam juntar e aprimorar as duas idéias ou ao menos se escuta-se as idéias que grupo tinham a oferecer e contribuir para o resultado final, pois eu achava que nós éramos um grupo e não uma pessoa. Fora essa parte de aceitação, o grupo foi bastante unido, uma galera trouxe objetos de casa para cumprimentar o cenário, decidimos colocar musica de fundo nas filmagens que não foi muito bacana, os atores estavam ótimos, decidimos mantermos fiel a cena – logicamente depois de muita discutição – a gravação com edição na própria câmera ficou bem legal, adorei o resultado final, e meu repertorio absorveu bastante informação nova.

RELATÓRIO DO OFICINÃO
Desde o inicio do oficinão com a palestra sobre animação, tive certeza que o caminho que escolhi a mais ou menos um ano atrás ta valendo e vai valer muito à pena, e englobando todos os assuntos que se foi passado neste dias de oficinão tive certeza também que é esse mundo de criação e inovação que vou levar para minha vida toda e passar para todos ao meu redor. Descobrir que para um simples comercial com media de trinta segundos, precisa de uma grande equipe e bom tempo para sua produção, que são muitas estratégias, criatividade e mentes produtivas, para achar sempre a melhor solução – como qualidade, tempo e dinheiro. O audiovisual não é feito só de atores e sim de mundo por detrás deles, um mundo que direciona e organiza esses atores, para que consigam um grande resultado final. Cada frame é crucial ou decepcionante para aquela cena, como cada olhar, gesto, cores, linhas, textura, enquadramento, corte, efeito visuais e sonoros e o principal de tudo cada luz... tudo isso bem pensado, elaborado e discutido, e ai sim poder passar a mensagem da cena. Nestas semanas de oficinão pude me envolver, participar, conhecer e sentir muitas sensações de cada área do audiovisual e alem disso ampliar me repertorio.

RELATÓRIO DO VIDEO MINUTO
Na produção do vídeo de um minuto, o mais bacana foi perceber como passar uma mensagem com o tema “agora que cresci o que vou ser” em apenas um minuto. Fomos separados por G’s, o nosso grupo aceitou a sugestão dos educando de nós separarmos em três subgrupos, discutir e chegar a três idéias finais, no subgrupo em que eu estava discutimos sobre o elemento de cena “o espelho” que tem um poder muito forte para remeter características. Quanto os subgrupos se reuniram para as apresentações das idéias, o problema surgiu, muitos esqueceram a idéia principal a ser passada e só defendia a idéia de filmagem, foram quase dois dias de discutições sem cabimento, só discutimos se seria stopmotion, filmagem ou stopmotion com filmagem. O roteiro foi deixado pra ultima hora, eu fiz um pouco de produção e na hora de escrever o roteiro técnico não tínhamos nem o roteiro principal, mandaram para nós um pedaço do roteiro em uma folha, outra parte em um fichário, e outro em um caderno, e cada um tinha uma idéias diferentes que não se encaixava uma na outra; a produção na verdade foi uma zona total, a maioria da galera só queria saber do stopmotion – o pessoal só se preocupava e defendia suas idéias e não dava muita importância para a dos outros – o G ficou bem dividido. No dia da gravação fizemos o cenário da nossa própria mente, pois só fizeram o storyboard para o stopmotion e o roteiro nem chegou no set. Mas o resultado final ficou ótimo, o vídeo conseguiu amarar todas as idéias dos subgrupos – principalmente a da musica, que por sinal ficou ótima. O resultado final agradou a todos, eu adorei a experiência que tive desta produção, percebi os caminhos a se tomar antes das filmagens, a preparação e preocupações antes de qualquer coisa, e precisamos de uma ordem a ser tomada e não passar por cima delas e fazer do jeito que melhor achamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário